energia solar weg
Solicite seu orçamento

(47) 3034-6517  | 99189-5724

A energia solar e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Lithum Energia Solar

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nasceram na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012(Rio+20). O objetivo foi produzir um conjunto de ações que suprisse os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes que nosso mundo enfrenta. Aliás, tais objetivos foram adotados em 2015 pela Cúpula das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável do planeta.

Dentre os 17 objetivos, vamos destacar agora, em especial o 7º., que se refere a “Assegurar o acesso confiável, sustentável moderno e a preço acessível à energia para todos.


O objetivo 7 manifesta uma preocupação em suprir à demanda de energia elétrica e traça metas direcionadas na transição da energia atual para fontes renováveis e limpas. A fonte de energia solar é limpa, renovável, sustentável e além de tudo gratuita e infinita. Não é poluente, sem a emissão de gases do efeito estufa, não emite ruídos durante seu funcionamento e não elimina resíduos no meio ambiente. Ajuda na diversificação da matriz elétrica brasileira, como uma nova fonte renovável, aumentando a segurança no suprimento energético do país, reduzindo consideravelmente as perdas na transmissão de energia e sucessivamente reduzindo custos aos consumidores. Sendo assim, a energia solar está diretamente ligada à essa mudança. 

O 7º Objetivo e suas respectivas metas :

7.1 Até 2030, assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia;

7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global;

7.3 Até 2030, dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética;

7.a Até 2030, reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso a pesquisa e tecnologias de energia limpa, incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas, e promover o investimento em infraestrutura de energia e em tecnologias de energia limpa;

7.b Até 2030, expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos nos países em desenvolvimento, particularmente nos países menos desenvolvidos, nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento e nos países em desenvolvimento sem litoral, de acordo com seus respectivos programas de apoio.